Obra de 222 mil euros garante segurança em “entrave” à mobilidade em Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima vai construir uma rampa de acesso ao túnel da Via Foral Dona Teresa, orçada em 222 mil euros, para garantir segurança “num dos maiores entraves à mobilidade urbana”.

Em comunicado enviado às redações, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a empreitada a executar na Estrada Nacional (EN) 203, com apoio financeiro de 192 935 euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “irá permitir requalificar o acesso ao túnel existente, através da criação de uma rampa”, e redefinir “o passeio público ao longo da Via do Foral, com a criação de uma cortina verde que ocupará a sobrelargura da estrada nacional”.

Segundo o município, aquela intervenção “permitirá ultrapassar um dos maiores entraves à mobilidade urbana do local, possibilitando o acesso a zonas de serviços, comércio e equipamentos da maior importância no espaço urbano da Vila de Ponte de Lima”.

Em junho de 2021, foi inaugurada a requalificação da Via Foral Dona Teresa, de acesso a Ponte de Lima, num investimento de 680 mil euros, para “resolver um ponto negro” na EN 203, onde se registaram muitos acidentes, nomeadamente atropelamentos, alguns mortais.

Aquela empreitada foi comparticipada em 400 mil euros pela Infraestruturas de Portugal.

Na semana passada, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, nova intervenção com o “objetivo de melhorar de forma significativa as acessibilidades ao túnel através da criação de uma rampa de fácil acesso e utilização”, que “permitirá, ainda, redefinir o estacionamento na área adjacente ao túnel”.

“Esta intervenção é considerada fundamental, num troço de significativa afluência, na medida em que assegurará as condições de acessibilidade ao túnel e de transitabilidade em segurança da totalidade dos utilizadores desta via”, adianta a nota.

A obra foi candidatada e aprovada pelo Programa Acessibilidades 360º do PRR e “irá contribuir de forma direta para a concretização dos objetivos e prioridades do PIVP – Programa de Intervenção nas Vias Públicas, na medida em que promove a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada ao espaço público”.

O projeto “procura incorporar este espaço público na rede de percursos acessíveis da vila de Ponte de Lima, estabelecendo a interligação pedonal entre o maior loteamento urbano, os maiores equipamentos escolares, centro comercial, tribunal, um parque de estacionamento e um equipamento desportivo e de lazer público, com vista à obtenção da maior inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.