O sistema construtivo CircularBuild

A crescente mudança de paradigma no setor da construção reflete-se na demanda por sistemas construtivos modulares prefabricados, com características conceptuais e funcionais alinhadas com os princípios de construção sustentável, eficiente e amiga do ambiente.

Perspetivando no horizonte a mudança de paradigma e a evolução das necessidades do setor da construção, a CONCEXEC – Arquitetura, Lda., pela mão do criador Arq.º Jaime Silva, desenvolveu e patenteou uma tecnologia construtiva prefabricada, industrializada, inovadora, evolutiva, sustentável, com características conceptuais e construtivas baseadas nos princípios e necessidades energéticas primárias quase nulas, nZEB - nearly Zero Energy Building, com elevados níveis de conforto interior, passível de certificação Passive House e contemplando a integração de materiais “eco-friendly”.

A inovação da tecnologia, que levou ao registo de patente, confere à CONCEXEC o direito de utilização, produção e comercialização da invenção do perfil, para o sistema construtivo de prefabricação e método de montagem. Os registos de patente encontram-se distribuídos a nível internacional nas diferentes geografias, dos quais fazem parte Portugal, União Europeia, EUA, China, Macau, Hong Kong, Índia, Panamá e África do Sul.

Enquadrado no Programa Ambiente, operado pela Secretaria Geral do Ambiente e Ação Climática, financiado pelos EEA Grants, o Projeto CircularBuild visa a investigação de materiais alternativos para os painéis do sistema construtivo modular pré-fabricado da CONCEXEC, numa perspetiva de circularidade, permitindo o reaproveitamento dos resíduos gerados pela “desconstrução” dos edifícios como matéria-prima, sem comprometer o seu desempenho energético e contribuir para o novo paradigma de “Edifícios Carbono Zero”. (...)

Por Jaime Silva, Concexec

Artigo completo na Construção Magazine nº110 jul/ago 2022, dedicada ao tema 'Construção Circular'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.