O projeto e a construção das barragens do Baixo Sabor e do Feiticeiro

O Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (AHBS), construído pela EDP no rio Sabor, inclui duas grandes barragens, que distam cerca de 12 e 3 km da foz daquele rio e cuja construção terminou em 2014.

A barragem do Baixo Sabor, situada a montante, é do tipo abóbada, com altura máxima de 123 m, desenvolvimento no coroamento de 505 m e volume teórico de betão de 670 000 m3. Na sua zona central insere-se o descarregador de cheias de superfície, que compreende quatro portadas iguais com 16 m de vão, controladas por comportas segmento, tem a capacidade de vazão de 5000 m³/s e descarrega na bacia de dissipação no leito do rio contígua ao pé de jusante da barragem. A albufeira tem uma capacidade de 1095 hm3.

A barragem do Feiticeiro é do tipo gravidade com a altura máxima de 45 m, eixo retilíneo com 315 m de comprimento e um volume de betão de 170 000 m3. Constitui o contraembalse da barragem do Baixo Sabor, permitindo regularizar caudais e garantir condições de bombagem a partir do rio Douro. Na zona central do coroamento insere-se o descarregador de cheias de superfície, dotado de comportas idênticas às da barragem do Baixo Sabor.

As barragens foram projetadas pela Engenharia da EDP Produção, que promoveu e supervisionou a sua construção, que esteve a cargo do Consórcio Baixo Sabor ACE, enquanto que a fiscalização foi da responsabilidade da Consulgal.

Autor: Domingos Silva Matos, Responsável da Área de Barragens da Direção de Engenharia de Barragens da EDP Produção

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.