Novo concurso para obras no Museu de História Natural

A Universidade do Porto vai lançar um novo concurso público para a requalificação do Museu de História Natural e da Ciência, atualizando o preço de uma obra lançada em 2021 que não foi executada.

Em causa está uma empreitada anunciada há cerca de um ano e meio que não chegou a realizar-se porque o empreiteiro que venceu o concurso declarou falência “pouco tempo após o arranque das obras”, referiu a Universidade do Porto, em resposta enviada à agência Lusa.

As obras nas instalações do Museu de História Natural e da Ciência, no edifício histórico da Reitoria, têm como encargo máximo 1 070 889,77 euros, mas o preço final da empreitada será definido pelas propostas dos concorrentes, que terão de ser de igual ou menor valor.

Em 2021, aquando do lançamento do concurso público, o teto máximo foi de 654 317,90 euros, menos 416 mil euros do que o preço base que será estabelecido no novo procedimento concursal.

De acordo com a Universidade do Porto, esta variação de preço resulta da nova estimativa orçamental realizada por referência ao mercado atual.

Além da atualização do valor decorrente da inflação, somam-se “pormenores de reajustamento do novo projeto”, nomeadamente a troca do sistema de aquecimento a gás natural por bomba de calor, descreveu a Universidade do Porto.

“E a falta de estabilização dos preços de vários materiais de construção serão os principais fatores desta variação de custo”, acrescentou.

Sem avançar data para arranque e conclusão da obra, a Universidade do Porto referiu que o novo projeto tem um prazo de execução de 300 dias.

Esta empreitada corresponde à segunda fase da adaptação da parte sul do edifício histórico da reitoria para instalação do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, incidindo sobre áreas destinadas a salas expositivas, gabinetes de trabalho e infraestruturas de bastidores.

Foi publicada no Diário da República, a 28 de fevereiro, uma deliberação sobre esta obra, que refere que os encargos serão distribuídos por dois anos: quase 650 mil euros este ano e cerca de 420 mil em 2024.

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto inclui um Polo Central, no edifício da Reitoria, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico do Porto.

Em 2016, a Universidade do Porto viu aprovados 1,9 milhões de fundos comunitários para a criação do novo Museu de História Natural e da Ciência.

No projeto, aprovado em junho de 2016, segundo dados da plataforma Norte 2020, é defendido um “potencial de atrair um volume anual de 200 a 300 mil pessoas para a cidade e região”, através da devolução à cidade de um espaço histórico que irá ganhar “uma nova narrativa”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.