Monitorização Estrutural da Ponte 25 de Abril

O controlo da segurança de infraestruturas de transporte de grande dimensão e complexidade, como é o caso de pontes e viadutos de grande vão ou de barragens de grande dimensão, é atualmente feita não só com recurso a inspeção, mas recorrendo também a monitorização contínua das respostas estruturais e das ações impostas com vista à identificação precoce de anomalias. Atualmente, todo o parque de pontes e viadutos a cargo da Infraestruturas de Portugal, S.A (IP), o maior gestor deste tipo de estruturas em Portugal, é inspecionado com regularidade e cerca de 20 destas estruturas, de maior dimensão e complexidade, são também monitorizadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 15 das quais de forma totalmente automática, contínua e disponível on-line. Neste grupo de infraestruturas de transportes inclui-se a Ponte 25 de Abril que, pela sua singularidade, foi alvo de particular atenção e acompanhamento no âmbito do controlo objetivo e quantitativo da segurança estrutural com recurso a monitorização, desde a construção até à atualidade. O presente artigo descreve de forma breve o sistema e as técnicas de monitorização estrutural desta estrutura singular.

Monitorização durante a construção

Durante a construção da Ponte 25 de Abril, quer da ponte suspensa quer do viaduto de acesso norte, na década de 60, o controlo da segurança com base em monitorização foi realizado com equipamentos cuja precisão rivaliza com os dos dias de hoje e com equipamento informático de ponta para a época. O sistema de monitorização instalado durante a construção teve como objetivo não só o controlo da segurança durante as várias fases construtivas, mas também a realização dos ensaios de carga de receção e o acompanhamento posterior da segurança estrutural em serviço.

O controlo dos esforços nos elementos da viga de rigidez e das torres assumiu particular importância na monitorização durante a construção, não só para controlo da segurança, mas também para validação dos pressupostos assumidos no projeto e ainda para registo da história de tensões nos principais elementos da estrutura. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº95 jan/fev 2020

João Santos, LNEC, Catarina Oliveira, LNEC, e João Silveira, LNEC

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.