Metrobus em Coimbra avança com investimento de 31 milhões

A Infraestruturas de Portugal, a Águas Centro Litoral e a Águas de Coimbra lançaram um concurso público que visa a empreitada do troço urbano Portagem - Alto de S. João, para criar um canal dedicado exclusivamente ao Metrobus. O concurso tem o valor base de 31.765.000 euros.

A obra, que decorre no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego, consiste na adaptação da infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã de forma a possibilitar a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade em canal próprio, tipo Bus Rapid Transit (BRT), denominado Metrobus. Este será composto por dez paragens, com início na Praça da Portagem e termino no Alto de São João.

A parte da obra que diz respeito à empresa Infraestruturas de Portugal envolve um investimento de 24.320.000 euros e integra uma candidatura a fundos comunitários, para uma comparticipação de 85 por cento, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta compreende os trabalhos de levantamento das estruturas ferroviárias existentes; demolições; adaptação dos arruamentos ao canal existente (plataforma) e novo perfil transversal tipo; integração urbana e tratamento paisagístico e adaptação da iluminação pública; tratamento e adaptação da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e estruturas de contenção; execução de trabalhos de pavimentação betuminosa e instalação de semaforização e sinalização rodoviária; execução de zonas de acessos de emergência e de inversão dos veículos rodoviários; execução de plataformas de passageiros; construção de canal técnico; e serviços afetados.

A Águas Centro Litoral ficou responsável pelo abastecimento de água (conduta adutora entre o cruzamento Av. Urbano Duarte / Av. da Lousã e a zona da Ponte Açude); pelo saneamento de águas residuais (coletor gravítico no troço Calhabé – Estação Elevatória do Parque); pela estação elevatória, a construir no parque de estacionamento de autocarros, junto ao Parque Manuel Braga; pela conduta elevatória entre a pela estação elevatória e a câmara de transição localizada junto à Ponte de Santa Clara; e pelo coletor gravítico de ligação entre a câmara de transição e o emissário existente junto à Ponte-Açude. O valor desta parte da obra é de 6.930.000 euros.

Por fim, a parte da empreitada respeitante à Águas de Coimbra representa um investimento de 515.000 euros e compreende os trabalhos de execução de uma nova rede de drenagem de águas residuais domésticas, instalada em toda a zona intervencionada, prevendo novas câmaras de visita; a reformulação de todos os ramais domiciliários domésticos; a execução de coletores de betão armado, junto ao canal do Metrobus; e o reforço da drenagem superficial dos arruamentos, com a introdução de vários órgãos de entrada de águas pluviais.

As candidaturas podem ser apresentadas até 23 de setembro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 180 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato é de 545 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/136476433

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.