Mercado de obras públicas mantém queda até maio

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registaram uma queda homóloga de 21 por cento até maio, para 1 341 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados caíram 58 por cento, para 756 milhões de euros, indicou a AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas.

De acordo com a associação do setor, a queda observada nos concursos de obras públicas promovidos ocorreu num contexto em que o Orçamento de Estado para 2022 não tinha ainda entrado em vigor.

No que respeita ao volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, trata-se do sexto mês consecutivo em que se regista uma queda homóloga, segundo o Barómetro das Obras Públicas relativo a maio.

Além disso, a AICCOPN refere que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito dos concursos públicos se situaram até maio deste ano em 549 milhões de euros, isto é, menos 60 por cento em termos homólogos.

No mesmo sentido, os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias apresentaram uma queda homóloga de 38 por cento para 159 milhões de euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.