Mercado das obras públicas com evolução favorável em fevereiro

Fotografia: Frames For Your Heart_Unsplash

Até ao final do mês de fevereiro de 2024, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se nos 2 624 milhões de euros, valor que corresponde a um significativo aumento de 173 por cento, face ao registado no período homólogo de 2023.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, este aumento deve-se, essencialmente, à abertura de um concurso para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade, no montante de 1 661,4 milhões de euros, valor que corresponde a 63 por cento do total promovido.

Nos primeiros dois meses de 2024, o volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de março foi de 414 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 15 por cento, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Relativamente aos contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos até fevereiro de 2024, situaram-se nos 321 milhões de euros, mais seis por cento que o registado até fevereiro do ano transato.

O Barómetro das Obras Públicas informa ainda que os contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizaram 62 milhões de euros nesse período, o que traduz um acréscimo de 18 por cento face ao registado nos primeiros dois meses de 2023.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.