Mapei inaugura fábrica em Cantanhede

Texto e fotografias: Letícia Ferreira

A nova fábrica da Mapei Portugal – empresa italiana de produção de adesivos, impermeabilizantes e produtos químicos para a construção – resulta de um investimento de 13 milhões de euros e conta com uma área de 26 mil metros quadrados e uma área de implantação de dez mil metros quadrados.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do CEO do Grupo Mapei, Marco Squinzi, a diretora-geral da Mapei Portugal, Carla Santos, e a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

O espaço conta com uma linha de produção de argamassas, uma linha de produção de adjuvantes, um laboratório de controlo da qualidade, um laboratório de betão, o espaço Colormap – sistema de pigmentação, quatro cais de carga e descarga desnivelados e escritórios, contando com 40 colaboradores.

A linha de produção de adjuvantes produz adjuvantes para o betão (plastificantes e super-plastificantes), adjuvantes de moagem para cimento, aceleradores de presa para betão projetado e espumas líquidas de alto desempenho para acondicionamento de solos em túneis.

No laboratório de controlo da qualidade são efetuados ensaios físico-quimícios de matérias-primas e de produtos acabados, sendo testadas a densidade, viscosidade, análise granulométrica, a resistência à compressão e flexão, deslizamento vertical, transferibilidade, ajustabilidade, setting time, expansão/retração, teor de sólidos, arrancamento, espectrofotometria, espalhamento e pH.

No laboratório de betão são efetuados ensaios de curvas granulométricas, teor de ar, slump inicial aos sete minutos, slump aos 30 e/ou 60 minutos, tempo de trabalhabilidade e a resistência à compressão.

O espaço Colomap está preparado para produzir tintas, revestimentos, pavimentos industriais, pavimentos desportivos e impermeabilizações, contando com o software de formulação DATACOLOR com espectrofotómetro, dispensadores de pigmentos aquosos, dispensador de pigmentos epóxi, espectrofotômetro Data_flash 2000, agitadores rotativos e agitadores verticais com tempo de mistura de 1,5 minutos por balde de 25 quilos.

A fábrica, cuja conceção e construção teve a duração de 15 meses, tem capacidade de armazenamento em racks superior a 3 500 paletes, capacidade de armazenamento no solo superior a dez mil paletes e capacidade de expedição de 30 camiões por turno.

O local escolhido, a Zona Industrial de Cantanhede, deve-se pela proximidade com a antiga fábrica, em Anadia – para manter os colaboradores –, com a proximidade da matéria-prima, os acessos para a distribuição dos produtos e ainda o apoio do município. Para além disso, Marco Squinzi reconheceu ser importante produzir o produto no país onde se vende.

Com este investimento, a Mapei pretende alargar a produção em Portugal para 25 linhas de produtos, o que representa quase a totalidade das linhas da marca.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.