Mão de obra qualificada como ponto de partida para uma cultura de segurança sustentável

Muito se tem falado e escrito para os desafios e mudanças que se avizinham no setor da Construção, muitas delas motivadas por fatores globais como a guerra, a inflação ou as alterações climáticas, mas muito pouco se tem feito nos últimos anos para termos as competências necessárias para alcançarmos uma verdadeira Cultura de Segurança.

O setor da Construção precisa urgentemente de ganhar mais competências nas categorias profissionais mais operacionais.

Temos certamente a consciência de que a construção do futuro é seguramente mais sofisticada, complexa e exigente, e ao mesmo tempo mais motivadora e mais gratificante. É possível fazer mais e melhor, nomeadamente consumindo menos recursos naturais, usando mais fontes renováveis, e executando edifícios mais flexíveis e adaptados às necessidades do dia-a-dia, bem como utilizando sistemas e técnicas de construção que permitem maior valor acrescentado. Contudo, a construção terá de ser, inevitavelmente, mais segura. (...)

Por Nélson Prata, diretor de Prevenção e Segurança – Casais, Engenharia e Construção, SA. 

Artigo completo na Construção Magazine nº114 mar/abr 2023, dedicada ao tema 'Segurança na Construção'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.