Licenciamento de edifícios habitacionais aumenta 1% até novembro

O licenciamento de edifícios habitacionais registou um aumento homólogo de 1,0 por cento até novembro de 2022, enquanto o licenciamento de fogos em construções novas subiu 5,3 por cento.

De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), ao nível do licenciamento de edifícios habitacionais, nos primeiros onze meses de 2022, observou-se um aumento de 1,0 por cento, que resultou de uma subida de 1,9 por cento no número de licenças emitidas para construção nova e de uma diminuição de 6,3 por cento nas licenças para obras de reabilitação.

No que respeita ao licenciamento de fogos em construções novas, assistiu-se, no período em análise, a uma subida homóloga de 5,3 por cento, para 27 834 alojamentos, lê-se na Síntese Estatística da Habitação.

Até ao final de novembro do ano passado, o consumo de cimento no mercado português atingiu as 3 542 milhares de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 1,0 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Quanto ao valor mediano da avaliação de habitação para efeitos de concessão de crédito, no mês de novembro apurou-se um aumento de 13,9 por cento devido às taxas de crescimento homólogo de 14,9 por cento nos apartamentos e de 11,3 por cento nas moradias.

A AICCOPN referiu ainda que, no caso da Região Autónoma dos Açores, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em novembro de 2022 foi de 615, o que se traduziu num aumento 2,5 por cento que compara com os 600 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

Destes, 11 são de tipologia T0 ou T1, 33 são de tipologia T2, 40 de tipologia T3 e 16 de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, um aumento homólogo de 13,3 por cento em novembro do ano passado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.