Lançado primeiro betão neutro em carbono em Portugal

A Secil lançou o Betão Verdi Zero, o primeiro betão com zero emissões de dióxido de carbono em Portugal, um produto “inovador e sustentável que vem ao encontro dos objetivos para atingir a neutralidade carbónica da indústria cimenteira em 2050 e da necessária descarbonização do setor da construção”.

De acordo com a empresa, o Betão Verdi Zero é um betão com menor intensidade carbónica, que promove a economia circular através da incorporação de resíduos reciclados, o que implica uma menor utilização de matéria-prima virgem.

“As restantes emissões serão compensadas através de um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral Product”, referiu ainda a Secil em comunicado divulgado.

Este produto pode ser utilizado em quaisquer elementos estruturais, tanto em obra nova como em empreitada de reabilitação, cumprindo com os requisitos da norma para o betão NP EN 206.

A Secil lançou ainda o Betão Verdi que apresenta uma redução de emissões de dióxido de carbono de até 20 por cento, sendo indicado para utilização em classes de exposição ambiental agressivas. Este produto também tem incorporado matérias-primas recicladas.

O Betão Verdi confere “uma maior durabilidade às estruturas, com dosagens de ligante mais baixas e menores classes de resistência, para a mesma classe de exposição ambiental”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.