Lançado livro sobre Platibandas do Algarve

Foi lançado o livro Platibandas do Algarve, da autoria de Miguel Reimão Costa, José Eduardo Horta Correia, Alexandre Tojal e Pedro Prista, a fotografia de Filipe da Palma, e editado pela Argumentum.

As platibandas são uma “referência marcante dos edifícios do Algarve e são um elemento de grande valor patrimonial, com uma importância notável na imagem dos aglomerados urbanos e dos núcleos rurais”, lê-se na sinopse da obra.

Embora mais evidentes na região do Sotavento, a presença de platibandas é uma constante em todo o território do Algarve e sobressai de uma forma “graciosa e colorida” na valorização da paisagem de toda a região.

“As platibandas constituem uma expressão muito especial da afirmação da cultura construtiva regional, tanto na arquitetura popular, como na erudita. São também um testemunho do gosto de criar formas e da perícia de construir do povo algarvio”, explicam os autores no resumo do livro.

Esta edição, ilustrada com mais de 160 imagens, é o resultado de um “significativo e original” levantamento fotográfico, que se tornou a base de um estudo importante para a identidade da região e para os apreciadores do património do Algarve.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.