Lançado concurso de 1,7ME para construção de lar em Peniche

O Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia vai investir cerca de 2,3 milhões de euros num lar nesta freguesia de Peniche para responder à procura, tendo lançado um concurso de 1,7 milhões de euros, disse o presidente do Espaço Sénior São Leonardo, João Luís Chagas.

“Há mais de 30 anos que se espera por uma resposta destas na freguesia, que ainda não tem um lar”, justificou João Luís Chagas à agência Lusa. “Há muita procura e estamos com muita falta de resposta”, acrescentou.

O Espaço Sénior São Leonardo – Associação Social de Atouguia da Baleia pretende investir cerca de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões de euros na construção do edifício destinado ao lar e o restante na aquisição de mobiliário para o imóvel e veículos para o serviço de apoio domiciliário.

O concurso público para a obra já foi lançado em Diário da República no valor de 1 771 035,07 euros, estando a decorrer a apresentação de propostas até 9 de fevereiro.

O edifício a construir em terreno cedido pela Câmara Municipal de Peniche junto à extensão de saúde da freguesia vai estar dimensionado para 40 camas, distribuídas por 20 quartos, em lar e vai ter capacidade para 25 utentes em centro de dia e para 35 em apoio domiciliário.

Com 1 631 metros quadrados de construção, o edifício vai ter rés-do-chão e cave, dispondo de, além dos quartos, sala de convívio, refeitório, lavandaria e ginásio, entre outros espaços.

A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo município de Peniche, deverá começar em abril, decorrer durante 18 meses e ficar concluída até outubro de 2024, o prazo estipulado pelo PRR, disse o presidente.

A associação estima vir a criar 40 postos de trabalho e contrair um empréstimo se o financiamento não for suficiente.

Com seis anos de existência, a associação está sediada na antiga escola primária da freguesia, onde tem a funcionar atividades gratuitas para uma centena de idosos.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2023/01/007/416048744.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.