Lamego investe 12 ME em obras de requalificação e reabilitação

A Câmara Municipal de Lamego lançou um plano de fundo de renovação urbana no concelho que vai “revolucionar”, pela via da requalificação e construção, diversos equipamentos, parques, passeios, vias e outros acessos, sendo que algumas destas obras já estão em curso ou já foram adjudicadas.

Os onze novos projetos de melhoramentos urbanísticos de Lamego – apoiados em fundos comunitários do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) – resultam num investimento de 12 milhões de euros, sendo este o maior investimento da autarquia nestas áreas de intervenção.

“Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes e de dotar a cidade de infraestruturas modernas e sustentáveis, a Câmara Municipal de Lamego apostou neste plano de desenvolvimento tendo em consideração áreas essenciais, como a regeneração urbana, a mobilidade, o ambiente e o apoio à população”, lê-se em comunicado divulgado pelo município.

Para o presidente da câmara Ângelo Moura, “este conjunto de intervenções vai trazer uma nova vida à cidade, tanto ao nível paisagístico e urbanístico, como ao nível da qualidade de vida dos munícipes, permitindo o usufruto de uma cidade mais moderna, com conforto e segurança”.

Ângelo Moura garantiu que a aposta nas áreas da acessibilidade e da mobilidade vão também possibilitar que os cidadãos circulem “com outra facilidade e comodidade, o que anteriormente não era possível”.

Para além disso, “a oferta de novos espaços verdes e lúdicos vai também permitir que várias gerações possam aproveitar a nossa cidade em pleno, com tudo de bom que Lamego tem para oferecer”, rematou o presidente.

Neste sentido, o investimento da autarquia assenta na execução de várias intervenções, no âmbito dos projetos comunitários do PEDU, nas quais se inserem as seguintes obras:

  • Circuito pedonal – Relógio do Sol - de acesso ao centro urbano
  • Requalificação do espaço público do Bairro de Alvoraçães
  • Obras de requalificação urbana – Largo dos Bancos
  • Reabilitação do Centro Cívico de Lamego
  • Obras de construção do Parque Urbano de Lamego
  • Requalificação do espaço público – Mártir de S. Sebastião e Medelo
  • Requalificação da Rua Visconde de Arneirós e envolvente
  • Reabilitação do espaço público do Bairro de Nazes
  • Reabilitação da Casa do Horto
  • Reabilitação da Torre dos Figos
  • Construção da passagem do Escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.