Túnel sob escadório vai reduzir carros no centro de Lamego

A Câmara de Lamego vai investir mais de 1,3 milhões de euros na construção de um túnel sob o escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que permitirá reduzir o tráfego automóvel no centro da cidade.

“Lamego vai ter uma nova via estruturante de entrada e saída da cidade”, referiu a autarquia, em comunicado divulgado, explicando que esta ligação “unirá a zona da 'meia laranja' ao cruzamento com a Estrada Nacional 2 (junto às piscinas cobertas municipais)”.

A nova infraestrutura viária representa um investimento de 1.388.550 euros (mais IVA), será executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e conta com um financiamento de 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A autarquia avançou que as obras devem começar no segundo trimestre deste ano, tendo 12 meses de duração.

“Com duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, a nova passagem inferior permitirá uma ligação mais rápida e confortável à A24 e ao nó de distribuição viária da Praça Dr. Fernando Amaral”, explicou.

Segundo a autarquia, “a evolução urbana de Lamego e a morfologia do seu território colocam problemas de articulação viária entre o seu núcleo central e as restantes zonas, levando grande parte dos automobilistas a atravessarem o seu centro”. Assim, o túnel será construído para “aliviar este grave constrangimento”, sublinhou.

A autarquia garantiu que o projeto de arquitetura “atenua os efeitos” da construção do túnel, “junto de um dos monumentos arquitetónicos mais visitados da região do Douro”.

“Serão aproveitadas ao máximo as áreas destinadas aos espaços exteriores adjacentes, dando-lhes um tratamento que contribua para a sua valorização e enquadramento paisagístico”, acrescentou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.