Igreja de São Bento da Vitória no Porto reabilitada por 150 mil euros

A Igreja de São Bento da Vitória, no Porto, vai ter obras de reabilitação no valor de 150 mil euros que deverão estar concluídas no primeiro semestre deste ano, anunciou a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A intervenção, que prevê a revisão geral das coberturas em telhado da nave lateral da igreja voltada à Travessa de S. Bento e o isolamento da cobertura da torre sobre o órgão, incluindo a impermeabilização da cúpula, é cofinanciada pelo Programa Norte 2020, referiu a DRCN, em comunicado.

O espaldar da fachada principal e o remate superior serão tratados e isolados e as cantarias das fachadas da torre sobre o órgão serão limpas, de acordo com a mesma informação.

“De forma a evitar-se a entrada de água e aves na torre sobre o órgão, todas as caixilharias [desta] serão recuperadas para salvaguarda do valioso recheio artístico” e para “evitar que invadam a zona dos foles e interfiram com o funcionamento e utilização do órgão barroco da igreja”, frisou a DRCN.

Os trabalhos implicam ainda o reforço do lintel fraturado do janelão do coro-alto, da cornija exterior da fachada principal e reforços e pregagens em situações de fraturas e fendas na igreja.

Segundo a DRCN, esta empreitada pretende não só a conservação da igreja e do seu “valioso recheio artístico”, mas também reforçar a fruição deste monumento integrado na rede temática das Paisagens Beneditinas (Mosteiro de Tibães, Mosteiro de Pombeiro, Mosteiro de Rendufe e Mosteiro de Cabeceiras de Basto).

Situado no centro do Porto, na freguesia da Vitória, o Mosteiro de São Bento da Vitória – classificado Monumento Nacional em 1977 – é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.