I&D na resolução de problemas da engenharia civil

O presente número é dedicado ao papel que a investigação e o desenvolvimento podem ter no diagnóstico de problemas de engenharia civil, bem como na identificação das suas causas, dos mecanismos associados e dos fatores que contribuem ou agravam os fenómenos em estudo, e na seleção de soluções eficientes e sustentáveis.

Foram selecionados cinco temas estudados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de âmbito muito diverso, que se prendem com o contexto atual e pretendem dar resposta a necessidades identificadas na nossa sociedade.

O primeiro tema, da autoria de João Branco Pedro, António Cabaço e Marta Vicente, apresenta o SILUC – Sistema de Informação da Legislação de Urbanismo e Construção, o qual pretende constituir um primeiro passo no sentido da codificação das normas técnicas da construção. Este sistema resultou de um trabalho coletivo de diversas entidades da administração. A necessidade da codificação das Normas Técnicas da Construção é amplamente aceite e regularmente reivindicada pela comunidade técnica. Embora esteja prevista na legislação há mais de duas décadas, não foi ainda realizada.

O segundo tema, da autoria de Maria do Rosário Veiga, é referente a soluções de revestimento em intervenções de reabilitação de edifícios, as quais devem ser compatíveis com as paredes existentes e possuir, tanto quanto possível, capacidade para complementar as suas funções de modo a cumprir as exigências atuais de segurança, salubridade e conforto.

O terceiro tema, a cargo de António A. Correia, Paulo X. Candeias, Filipe Ribeiro, Alexandra Carvalho, Maria Luísa Sousa e Alfredo Campos Costa, aborda o papel da investigação em Engenharia Sísmica e a complementaridade entre a atividade experimental e a simulação computacional. O LNEC prossegue atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico no âmbito da avaliação e mitigação do risco sísmico nas suas várias vertentes. As suas capacidades têm sido colocadas ao serviço do país, em colaboração com múltiplas entidades públicas e privadas, através da conceção e do planeamento de medidas de prevenção e de mitigação, de modo a aumentar a resiliência da sociedade face ao risco sísmico, reduzindo as perdas esperadas e contribuindo para uma melhor resposta pós-sismo.

O quarto tema, a cargo de João Custódio, pretende dar a conhecer a atividade desenvolvida no LNEC no domínio das reações expansivas de origem interna no betão. Estes fenómenos químicos são responsáveis pela degradação prematura de infraestruturas críticas, podendo resultar na diminuição do tempo de vida útil e levar à interrupção do funcionamento ou à desativação / demolição da estrutura afetada.

O último tema, da autoria Margarida Sá da Costa e Ana Cristina Freire, em face da necessidade de se atingir a meta da neutralidade carbónica até 2050, versa a sustentabilidade nas várias etapas do ciclo de vida dos pavimentos ou das suas camadas, a qual passa por estratégias concertadas que compreendam toda a cadeia, desde o projeto, incluindo a seleção criteriosa dos materiais e das tecnologias de produção e construção, até aos cenários de desconstrução e de fim de vida das camadas que constituem os pavimentos em todas as fases do ciclo de vida.

Em colaboração com Laura Caldeira, co-editora da Construção Magazine nº115

Editorial da Construção Magazine nº115 mai/jun 2023, dedicada ao tema 'I&D na resolução de problemas da engenharia civil'

Humberto Varum

Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.