Hotel em construção permite uma redução de 60% das emissões

A construtora Casais lançou, a 28 de janeiro, a primeira pedra do Hotel B&B Guimarães, um projeto com um investimento de cerca de 11 milhões de euros e que marca “o início de uma nova geração de edifícios sustentáveis”.

Em comunicado, o Grupo Casais referiu que Guimarães vai ter ainda este ano “uma unidade hoteleira do Grupo B&B Hotels, implantada na Rua Rómulo de Carvalho, freguesia de Azurém, junto ao Campus da Universidade do Minho”.

“O Hotel B&B Guimarães é uma unidade hoteleira de 3 estrelas com capacidade para 95 quartos, contando ainda com 44 apartamentos destinados ao publico universitário, bem como alguns espaços comerciais”, disse a construtora, acrescentando que o projeto tem a assinatura do arquiteto Mário Fernandes.

O Grupo Casais explicou tratar-se de um projeto que “integra preocupações de sustentabilidade ambiental, ao nível da saúde ocupacional dos futuros utilizadores e relativamente à eficiência energética”.

“É o primeiro edifício desta dimensão que armazena carbono e permite uma redução de 60 por cento das emissões, incorpora interiores numa filosofia de economia circular onde 50 por cento dos materiais podem ser reutilizados no final do ciclo de vida”, explicou a empresa.

Segundo a construtora, permite também “uma redução de resíduos em 70 por cento e da poluição sonora em mais de 50 por cento, além de reduzir os prazos de execução em 50 por cento em comparação com o tradicional, e contribui ainda para o aumento da qualificação profissional e a redução de riscos e acidentes”.

Citado no comunicado, o diretor executivo do Grupo Casais, António Carlos Fernandes, disse que a empresa “aposta claramente numa constante e contínua melhoria de processos, na inovação, na digitalização do negócio e na construção sustentável”.

“Estes projetos são o exemplo vivo do tipo de relação que o Grupo Casais pretende estabelecer com os seus clientes. Procuramos oferecer, desde a fase de desenvolvimento do projeto, soluções que vão permitir a execução de obra com maior fluidez, cumprindo os objetivos e a visão do cliente”, sublinhou António Carlos Fernandes.

Segundo o CEO, o Grupo Casais e os clientes procuram “criar soluções construtivas que oferecem um equilíbrio entre a qualidade e a funcionalidade, com especial enfoque nos temas relacionados com a operação e a manutenção”.

“Numa época de escassez de recursos qualificados esta é a única solução que garante uma satisfação de todas as partes envolvidas num projeto de construção”, defendeu António Carlos Fernandes.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.