Guimarães avança com 2ª fase de ecovias de 24 quilómetros

A Câmara Municipal de Guimarães vai avançar com a construção da segunda fase de ecovias, através de eixos estruturantes que ligam os principais pontos de interesse da cidade, numa extensão de 24 quilómetros, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia liderada por Domingos Bragança refere que a empreitada se insere no “âmbito da implementação de uma rede de percursos cicláveis”, abrangendo vários arruamentos na zona urbana de Guimarães e “equipamentos, espaços públicos, serviços de transporte e áreas habitacionais”.

“Depois da construção da ecovia (primeira fase) entre a Veiga de Creixomil e a Pista de Cicloturismo de Fafe, numa extensão de 17 quilómetros, a Câmara de Guimarães procede à intervenção de Ciclovias Urbanas, que se estende por 24 quilómetros, desenvolvendo-se essencialmente no centro da cidade e abrange os principais equipamentos, serviços e zonas residenciais”, explicou o município.

Segundo a autarquia do distrito de Braga, “a implementação será concretizada com pistas cicláveis (segregadas do trânsito automóvel), corredores cicláveis (a par do trânsito automóvel) e canais partilhados, recorrendo a pintura, sinalização ou outras medidas especiais”.

“Esta obra tem início esta semana com um prazo de execução de três meses, num investimento de cerca de 300 mil euros com o apoio do programa Portugal 2020, inserido no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Comunidade Intermunicipal do Ave”, acrescentou a Câmara de Guimarães.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.