GrowingCircle – Digitalização da Informação para a Economia Circular

O presente artigo pretende divulgar o projeto GrowingCircle desde a sua génese, objetivos, atividades desenvolvidas e resultados já obtidos/publicados.

A nova proposta para o Regulamento Produtos de Construção (que irá revogar progressivamente o atual Regulamento nº 305/2011) traz toda uma nova centralidade e pertinência a este projeto, pela forma e elementos que irão suportar as Declarações de Desempenho e a marcação CE.

O GrowingCircle antecipa e prepara soluções alinhadas com os objetivos práticos da Economia Circular, permitindo ao setor da construção em Portugal avanços consistentes na digitalização.

Enquadramento

O setor da construção é uma atividade económica fundamental para a dinâmica de qualquer país, seja pela sua expressão social, económica, geração de emprego e suporte a qualquer atividade que tenha necessidades físicas de edifícios ou de infraestruturas. Os desafios tecnológicos e ambientais que se colocam às diferentes indústrias, da qual a construção não é exceção, exigem ações estratégicas com impacto transversal nos processos, nos agentes e nos entregáveis que a cadeia de valor da construção produz, desde a conceção de novos produtos aos produtos de construção de fabrico local/industrial, projetos de construção e toda a documentação de suporte à construção e gestão das construções, até aos objetos construídos, sejam eles edifícios ou infraestruturas.

Todos estes desafios são conhecidos e existem várias ações e estratégias que competem para o cumprimento desses objetivos. (...)

Em colaboração com Rui Sousa, Diego Calvetti, Joaquim Moreira e Pedro Mêda, IC - Instituto da Construção

Artigo completo na Construção Magazine nº110 jul/ago 2022, dedicada ao tema 'Construção Circular'

Hipólito de Sousa

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.