Governo açoriano anuncia concurso para variante nas Sete Cidades

O Governo dos Açores anunciou o lançamento do concurso para a construção de uma variante à zona do Portal do Vento, na freguesia das Sete Cidades, em Ponta Delgada, no valor de 1,25 milhões de euros.

Em comunicado, o executivo regional revelou que a intervenção, cujo anúncio foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores a 10 de março, está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A referida empreitada, com um preço base de 1,25 milhões de euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, e um prazo de execução de 180 dias, preconiza a construção de uma variante com ligação direta à interceção do Portal do Vento”, lê-se na nota de imprensa.

O executivo açoriano realçou que a construção daquela estrada “visa dar resposta à necessidade de disponibilização de uma alternativa viária à atual estrada regional” que permite o acesso à freguesia das Sete Cidades.

A intervenção pretende ainda assegurar a “preservação da qualidade ambiental da zona envolvente ao miradouro da Vista do Rei”, um dos principais ex-líbris da paisagem natural dos Açores.

A variante, com cerca de 300 metros, vai incluir uma “interceção giratória alongada” e um acesso ao parque de estacionamento de longa duração do miradouro da Vista do Rei, bem como “trabalhos de terraplenagens, de drenagem, de pavimentação e obras acessórias”, conclui o governo açoriano.

A freguesia das Sete Cidades, localizada no município de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tem cerca de 19,22 quilómetros quadrados e 793 habitantes, sendo um dos locais turísticos mais visitados dos Açores.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.