Faro cria “nova centralidade” com expansão urbana a norte da futura 3ª circular

A cidade de Faro vai ter uma “nova centralidade” com a expansão urbana a norte da futura 3ª Circular, incluindo duas novas urbanizações com habitação, comércio e espaços verdes “consideráveis”, anunciou o presidente da câmara, Rogério Bacalhau.

“Na próxima década, toda esta área será urbanizada e vamos ter aqui uma nova ‘cidade’, uma nova centralidade”, declarou Rogério Bacalhau, à margem da inauguração da avenida 25 de abril, o primeiro troço da projetada circular, que tem um custo total estimado em 16 milhões de euros e um prazo de conclusão de cinco anos.

O autarca sublinhou que a cidade “só pode crescer para norte” e que a câmara está a “ajudar a esse crescimento” com a construção da 3ª Circular, “que vai ordenar tudo o que está ao lado e criar acessibilidades” para duas novas urbanizações.

O processo mais avançado é o do Vale da Amoreira, cujo promotor “vai começar este ano com a urbanização e já tem terrenos vendidos para habitação e áreas comerciais”, revelou Rogério Bacalhau.

A outra urbanização já projetada será a da Quinta da Penha, junto ao ‘campus’ da Universidade do Algarve, que incluirá, além de habitação (940 fogos), duas residências universitárias e uma residência sénior.

Estes são os “frutos” do trabalho que passou, “ao longo da última década, por reorganizar toda a zona a norte da 3ª Circular em termos de planeamento, definindo o que cada promotor pode lá fazer”, sustentou o presidente da Câmara de Faro.

Destacando que estes dois projetos terão obrigatoriamente dez por cento de habitação a custos controlados, “para regular o mercado”, o autarca lembrou que “um dos grandes problemas” do concelho é a falta de habitação, face ao acréscimo demográfico nos últimos seis anos.

“Aumentámos a população em seis mil pessoas, cerca de dez por cento, de 2015 para 2021, e [neste período] foram construídos mil fogos. Precisamos de continuar com este crescimento para dar sustentabilidade ao concelho. Temos muita capacidade de emprego, mas precisamos de habitação, porque somos confrontados com empresas ligadas às novas tecnologias que se querem instalar, mas têm dificuldade em encontrar habitação para os seus trabalhadores”, explicou.

Estão também previstas “duas áreas verdes consideráveis” nos dois projetos, com destaque para um parque integrado de sequeiro com espécies naturais da região no parque urbano de dez hectares da urbanização de Vale da Amoreira e um parque verde com 13 hectares na Penha.

A avenida 25 de abril, agora inaugurada, ligando a Estrada Nacional (EN) 2 à Estrada da Penha, representou um investimento de 1 047 465 euros e dá um passo em frente para a futura 3ª Circular de Faro.

A próxima obra será a conclusão da avenida Mário Lyster Franco, entre a Estrada da Senhora da Saúde e a EN2/Avenida 25 de Abril, num investimento de 2,3 milhões de euros, com adjudicação prevista para breve.

Seguir-se-á, até 2024, a nova rotunda em Pontes de Marchil (2,3 milhões de euros), melhorando a ligação rodoviária da cidade à freguesia do Montenegro, onde se situam o aeroporto e um ‘campus’ universitário, e a sua ligação à avenida Mário Lyster Franco (4,3 milhões de euros), no sítio da Má Vontade, zona para a qual também está projetada mais uma urbanização.

A circular ficará completa, com execução prevista para 2026, com o troço entre a estrada da Penha e a rotunda da variante junto à pista de atletismo (três milhões de euros).

“Mais cinco anos e, provavelmente, poderemos ter a 3ª Circular terminada, o que vai ser muito positivo para a mobilidade do concelho, para quem precisa de entrar ou sair da cidade e, acima de tudo, para quem vem viver e para as atividades que se vão estabelecer nesta zona”, concluiu Rogério Bacalhau.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.