Fafe transforma antigo armazém da estação ferroviária em galeria de arte

A Câmara de Fafe vai realizar obras de reconversão e ampliação do armazém da antiga estação ferroviária de forma a transformar o espaço numa galeria de arte, no âmbito de um projeto que também prevê o restauro do edifício principal, representando um investimento de cerca de 700 mil euros.

Segundo o município de Fafe, o projeto visa a valorização do espaço onde se encontra implantado aquele equipamento, pretendendo-se “homenagear o passado, integrando-o num edifício voltado para o futuro”.

A obra consiste no restauro do edifício existente, devolvendo-o à sua traça original, bem como à sua ampliação, possibilitando a sua reconversão e integração num conjunto arquitetónico mais alargado e com uma função que, somente a sua área não poderia desempenhar, referiu o município em comunicado.

De acordo com a autarquia, o espaço do antigo armazém da estação terá uma utilização multifuncional, com espaço destinado a galeria de arte, para a realização de exposições permanentes e temporárias. Tendo em consideração sua a amplitude, está também prevista a sua utilização como um espaço de conferências/auditório com lotação para cem lugares sentados.

A autarquia assinalou que a intervenção anunciada “pretende igualmente dar continuidade à recente intervenção de requalificação do Parque 1º de Dezembro (antigo Largo da Estação).

Aquele largo, no centro da área urbana, ainda hoje é considerado “um espaço de eleição na cidade de Fafe, mantendo o objetivo que tinha aquando da sua execução nos inícios do século XX, servindo de postal de boas-vindas a quem chegava a Fafe de comboio”.

O concurso para a empreitada já foi lançado pela câmara, com o valor de preço base de 707.518 euros. As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 23 de fevereiro, e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data.

O prazo de execução do contrato é de dez meses e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço. Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/156121956

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.