Desenvolvido equipamento de escavação totalmente autónomo

Uma empresa norte-americana desenvolveu uma tecnologia para máquinas de escavação que permite ao trabalhador que opere o equipamento de forma autónoma ou por controlo remoto.

Trata-se de uma atualização de software e já está a ser comercializada nos Estados Unidos da América para os profissionais do setor. Este permite que os equipamentos executem tarefas comuns de forma totalmente autónoma, como escavar valas e fundações e terraplanagem.

As máquinas equipadas com este software utilizam sistemas GPS e LIDAR, permitindo ao trabalhador pré-delimitar qual a área em que o equipamento deve ou não operar. As câmaras instaladas e o sistema LIDAR também notificará a máquina autónoma da existência de trabalhadores ou outros veículos nas proximidades.

Segundo Erol Ahmed, diretor de comunicação da Built Robotics (empresa que desenvolveu o software em questão), as máquinas são operadas com recurso a um teclado, de forma a permitir aos trabalhadores o controlo do equipamento através de uma plataforma baseada na web. Este software funciona em qualquer equipamento, independentemente do fabricante do mesmo.

Os operadores podem supervisionar várias máquinas autónomas ao mesmo tempo depois de receber formação para tal. A atualização do software e a formação poderão levar um ou dois dias.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.