Entrevista a Jaan Saar

O responsável pela construção digital do Ministério do Clima da Estónia partilha o seu percurso de procura de métodos mais eficientes de gerir a informação no setor da construção. O desenvolvimento da plataforma e-Construction, transversal a serviços públicos e comerciais, é um exemplo desse percurso. Apesar de tudo, aconselha cada país a seguir o seu caminho, sem “caixas” predefinidas, mas com padrões comuns de troca de dados.

Entrevista por António Aguiar Costa | Fotografia D.R.

A indústria da construção encontra-se num ponto crucial da transição digital. Para alcançar níveis mais elevados de eficiência, qualidade e sustentabilidade, é agora essencial implementar tecnologias digitais como o BIM e o Digital Twin (DT). Estas tecnologias deixaram de ser opcionais, assumindo-se como obrigatórias para uma indústria que precisa de acompanhar os desafios crescentes da sociedade.

Neste cenário de desenvolvimento, a Estónia tem-se destacado como pioneira digital. Conhecida internacionalmente pela sua governação desmaterializada e pelas suas inovadoras soluções eletrónicas, o país tem sido proativo na incorporação de práticas digitais nas suas indústrias, incluindo a construção. No entanto, uma transição tão significativa como a que a Estónia tem experienciado não seria possível sem uma liderança visionária.

Jaan Saar é um desses líderes da mudança, impulsionando a transformação digital da indústria da construção na Estónia. Como Responsável da Construção Digital no Ministério do Clima da Estónia, supervisionou vários projetos que tiveram um impacto positivo não só na Estónia, mas também na comunidade europeia em geral. Jaan ocupa também a posição de Presidente do Grupo de Trabalho BIM apoiado pela Comissão Europeia (EUBIM), onde partilha a sua experiência e visão.

Sob a orientação de Jaan, a plataforma "e-construction" da Estónia emergiu como um interessante caso de transformação digital, servindo de caso de estudo para outros países que procuram modernizar as suas práticas de construção. É o caso de Portugal, que está atualmente a planear o seu caminho de transição digital até 2030, e pode certamente aprender com as iniciativas da Estónia, os obstáculos que esta encontrou e a visão estratégica que está a moldar o futuro da construção digital naquele país. (...)

Leia a entrevista completa na Construção Magazine nº117 set/out 2023, dedicada ao tema 'Digital Twin e o Ambiente Construído'

António Aguiar Costa

Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.