Empreitada de 3,2ME para acessos à zona empresarial de Santo Tirso

A obra de ligação à área industrial de Fontiscos e reformulação do nó da Ermida vai permitir, fruto de um investimento de 3,2 milhões de euros, melhorar a acessibilidade à zona empresarial de Santo Tirso.

A empreitada, cujo auto de consignação foirealizado pela Infraestruturas de Portugal, é “mais um passo na revolução silenciosa que está em curso no município na área da mobilidade urbana”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca destacou que além das “óbvias vantagens do ponto de vista rodoviário”, a empreitada, financiada em 3,2 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai permitir “melhorar os acessos” à zona empresarial, “atraindo mais investimento privado e potenciando o crescimento das empresas já instaladas” no município. 

A obra, consignada à empresa JR – Cândido José Rodrigues, S.A, vai ter um prazo de execução de 300 dias e engloba a ligação da área industrial à A3, através da Estrada Nacional 104 (EN104), por intermédio do Nó de Fontiscos e do Nó de Ermida.

No Nó de Fontiscos, o mais próximo da A3 com as unidades industriais localizadas a norte e sul da EN104, prevê-se a transformação dos atuais acessos por uma rotunda de nível.

Já no Nó de Ermida está prevista a transformação da atual interseção dos ramos a norte por uma rotunda com o “devido ajustamento” de todos os ramos afetados.

Na sessão, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o autarca de Santo Tirso revelou ainda que até ao final deste ano, deverá estar concluído o estudo prévio para a construção de uma variante que ligará à Estrada Nacional 105 (EN105).

Aos presentes, o ministro das Infraestruturas destacou que com a obra se faz “justiça a Santo Tirso”, município que, considerou, “tanto produz e contribui para as exportações” do país.

“Se quisermos que o país seja capaz de se desenvolver, temos de ajudar e investir nas regiões onde temos indústria”, referiu, dizendo que compete ao Estado a responsabilidade de “dar oportunidades de crescimento à indústria”.

Também na sessão, o presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, adiantou que a empreitada integra o leque de dez obras já lançadas pela Infraestruturas de Portugal no âmbito do PRR.

Dos 27 projetos rodoviários em que a Infraestruturas de Portugal assegurou cerca de 395 milhões de euros de financiamento do PRR, quatro estão em curso, seis estão em obra de contratação e 17 em projeto, adiantou.

“Temos obra em curso e as coisas estão a avançar”, salientou Miguel Cruz, observando que os “marcos” de 2021 foram cumpridos, assim como os de 2022.

“Temos boa expectativa para a continuação deste investimento”, referiu, acrescentando, no entanto, que fruto da atual conjuntura, tem existido “limitações na disponibilidade de projetistas”, assim como de materiais.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.