Barragens

A importância das barragens, como suporte fundamental para o funcionamento das sociedades modernas, é amplamente reconhecida pela população em geral, e não exclusivamente pela comunidade técnica. A crescente necessidade de armazenamento de água, bem como de regulação de cheias repentinas, agravadas pelas preocupantes manifestações de alterações climáticas, vieram reforçar a importância de um bom planeamento, projeto, construção e manutenção destas grandes infraestruturas de Engenharia Civil.

A estas tradicionais funções de gestão da água, adiciona-se a da importância das barragens no contexto da produção elétrica, reduzindo a dependência de alternativas energéticas com elevado impacto ambiental. Destaca-se que o modelo clássico de produção de energia hidroelétrica, associado à passagem da água pelas turbinas gerando eletricidade, não é atualmente o único contributo relevante neste contexto. Hoje, as albufeiras das barragens constituem-se igualmente como importantes acumuladores da energia produzida em parques eólicos em períodos de baixo consumo, como por exemplo durante a noite, quando o custo da eletricidade é baixo. Com a atual preocupação em dotar as barragens de grupos de turbinas reversíveis, isto é, com capacidade de funcionamento como geradores durante os períodos em que a energia tem maior custo, mas igualmente como bombas alimentadas pela energia produzida por via eólica durante períodos de baixo consumo, é possível recolocar na albufeira (por exemplo durante a noite) a água previamente turbinada durante o dia. Surge, assim, uma sinergia virtuosa entre o funcionamento dos parques eólicos, mas também dos parques solares, e as barragens, pelo que a expansão daqueles tem conduzido à necessidade do incremento do número de barragens com grupos reversíveis.

É no contexto deste renovado interesse pelas barragens que surge este número da Construção Magazine. Para a entrevista de abertura foi selecionado o Eng. Carlos Pina, que exerceu o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do LNEC, instituição em que desenvolveu extensa atividade, reconhecida nacionalmente e internacionalmente, no acompanhamento e monitorização de barragens. O Eng. Carlos Pina faz uma interessante abordagem, simultaneamente histórica e atual, do desenvolvimento do conhecimento em Portugal no domínio do projeto e acompanhamento da operação das barragens, na perspetiva da Engenharia Estrutural, mas sem descurar uma cuidada referência aos impactos que estas grandes estruturas inegavelmente têm a nível ambiental e na biodiversidade.

Os cinco artigos técnicos que se seguem cobrem diferentes assuntos ligados à temática das barragens, tendo havido o cuidado de endereçar convites a entidades de perfis diferenciados, abrangendo instituições públicas, mas igualmente empresas de natureza privada, ligadas ao projeto, construção e exploração deste tipo de infraestruturas. Houve também a preocupação de garantir liberdade aos autores dos referidos artigos de elegerem o tema que achassem de maior relevância para a instituição/empresa de origem, não sendo restringida nem a geografia das obras, nem a respetiva tipologia. Os temas dos artigos abrangem sobretudo modelos numéricos avançados de análise e projeto de barragens de betão, e um caso de intervenção em obra existente.

Em colaboração com Rui Faria, co-editor da Construção Magazine nº107

Editorial da Construção Magazine nº107 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Barragens'

Humberto Varum

Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.