A Regulamentação de Cálculo Estrutural

Não seria justo inaugurar este meu primeiro Editorial da Construção Magazine sem endereçar um enorme agradecimento ao Prof. Eduardo Júlio, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, não só pela forma empenhada e pelo trabalho ímpar que desenvolveu no comando Editorial da Revista, durante dezasseis anos, como também pela confiança depositada em mim ao desafiar-me para esta função. Eduardo, sabemos que continuarás a ser um leitor assíduo da revista, e continuamos a contar com a tua colaboração.

Abraço este desafio com muito gosto. Será um prazer trabalhar com toda a Equipa Editorial da CM, com a Comissão Científica e com os responsáveis pelas colunas temáticas. Aos engenheiros, arquitetos, docentes, investigadores e outros profissionais que têm partilhado o seu conhecimento e experiências, através dos artigos e notas publicadas na CM, continuamos a contar com a vossa imprescindível colaboração.

Endereço uma mensagem de apreço aos leitores da Construção Magazine, e lanço-vos o repto de nos fazerem chegar os vossos comentários sobre os conteúdos da revista e as vossas sugestões sobre temas que gostassem de ver tratados em futuros números.

O número 101 da Construção Magazine é dedicado à regulamentação de cálculo estrutural, um tema que me é muito caro e do interesse da comunidade técnica envolvida no projeto e execução das estruturas.

Reconhece-se a importância da existência de regulamentação rigorosa, abrangente e atualizada de suporte à conceção de sistemas estruturais e ao projeto e pormenorização dos elementos estruturais e das suas ligações, particularmente, para os técnicos dos gabinetes de projeto, das câmaras municipais e das empresas construturas.

A regulamentação de suporte ao dimensionamento estrutural tem evoluído muito, nas últimas décadas, acompanhando a evolução do conhecimento sobre o comportamento das estruturas, para os diferentes tipos de ações a que estão sujeitas, com base em resultados dos trabalhos de investigação experimental e numérica, na observação do comportamento de estruturas, e noutros tipos de estudos. Refira-se ainda que na construção das estruturas dos nossos edifícios e pontes têm-se desenvolvido e implementado novas soluções técnicas e tem-se introduzido novos materiais estruturais. Foi recentemente publicado o Despacho normativo nº 21/2019, que enquadra os novos Eurocódigos Estruturais, revoga os regulamentos nacionais anteriores e define o período de transição e as condições de aplicação dos códigos, nesse período.

O LNEC e as Universidades nacionais têm contribuído de forma contínua para o desenvolvimento e atualização das normas internacionais e, particularmente, para os Eurocódigos Estruturais. Destaque-se o papel do Eng. Eduardo Cansado de Carvalho como chairman do Eurocódigo 8, o entrevistado deste número.

Neste número temático, começa-se por apresentar uma resenha histórica da evolução da regulamentação estrutural, em Portugal. De seguida, incluem-se uma série de artigos que incidem sobre partes dos Eurocódigos Estruturais dedicadas ao dimensionamento de estruturas de betão, metálicas e mistas, de madeira e de alvenaria, destacando os aspetos mais relevantes que nos trazem estas normas e apontando algumas possíveis direções de futuro desenvolvimento das mesmas. Finalmente, dedica-se o último artigo à avaliação e reforço de estruturas existentes. Um agradecimento especial aos autores que prepararam os seus artigos.

Espero que apreciem este número dedicado à regulamentação de cálculo estrutural.

Editorial da Construção Magazine nº101 jav/fev 2021

Humberto Varum

Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.