Edifício do Tribunal da Mealhada vai sofrer obras de recuperação

O edifício do Tribunal da Mealhada vai ser alvo de obras de recuperação, que ascendem a 40 810 euros e que, numa primeira fase, preveem a substituição das caixilharias, nos próximos dois meses, revelou a Câmara da Mealhada.

A consignação da empreitada de substituição das caixilharias do edifício Tribunal da Mealhada já foi assinada, sendo esta a fase 1 do projeto de recuperação do edifício.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, este é “o primeiro passo para a requalificação de um edifício histórico, situado bem no coração da cidade da Mealhada e que já não apresenta as melhores condições, quer para quem trabalha, quer para quem ali tem de se deslocar para resolver as suas questões”.

O Tribunal da Mealhada funciona num edifício municipal, na Rua Dr. José Cerveira Lebre, e “apresenta sinais de degradação a vários níveis, sendo as caixilharias a prioridade”.

Para a fase dois está prevista “uma intervenção de fundo, incluindo cobertura, isolamento térmico e acessibilidades”.

O projeto para esta segunda fase “está já em elaboração”, no entanto, para a sua execução “será necessário o apoio financeiro do Estado”.

“O edifício é municipal, mas alberga, sem qualquer contrapartida, um pilar essencial da nossa sociedade que, sendo a face da Justiça, merece condições condignas. É esta sensibilização que temos feito junto do Administração Central para que sejam salvaguardadas, em programas de apoio financeiro, verbas para esta obra de fundo tão necessária”, sustentou o autarca.

Atualmente, e enquanto decorrerem as obras, o Tribunal da Mealhada utiliza o auditório da Biblioteca Municipal da Mealhada para parte da sua atividade.

Em outubro de 2022, António Jorge Franco confirmou que chovia dentro do edifício, que chegou a um “estado lastimoso”, por falta de investimento da Câmara Municipal.

“A falta de investimento da Câmara naquele edifício não é de quatro, nem cinco, nem seis anos: é de muitos anos”, lamentou na altura.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.