Desenvolvido dispositivo que permite visualizar projetos em Realidade Aumentada

Foi desenvolvido um dispositivo portátil de realidade aumentada (RA) que permite a visualização da próxima etapa da construção, facilitando o planeamento da obra e a forma de apresentação da mesma aos clientes.

O dispositivo ‘Trimble SiteVision’, desenvolvido por uma empresa norte-americana, combina o uso de sensores e sistemas Trimble com dados de pesquisa do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e um software de RA, de forma a permitir a visualização em 3D de projetos de construção.

Assim, esta ferramenta oferece aos utilizadores uma perspetiva real dos projetos, sendo possível visualizar as estruturas ainda antes de serem construídas. Este apresenta diversas aplicações, tanto para a arquitetura, como para a engenharia.

No caso de empresas de construção civil, este dispositivo pode até ajudar a reduzir custos de operação e minimizar reparações, pois permite mapear os locais das estruturas pré-existentes.

Para além de possibilitar a visualização de detalhes presentes no local da obra, tais como estradas, estruturas, drenagens e serviços públicos, a ferramenta permite ainda a partilha de imagens e vídeos criados pelo software.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.