Digital Twins na Indústria AEC: Conceitos Fundamentais

Imagem: Benzoix_Freepik

Os Digital Twins (DT) são uma das últimas tendências tecnológicas em muitos setores de atividade, mas o seu desenvolvimento na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) encontra-se ainda numa fase incipiente. Os DT têm sido propostos como ferramentas que podem ser aplicadas em diversas áreas do ambiente construído. Ainda assim, o seu uso generalizado é dificultado pelo ritmo lento da introdução de tecnologias digitais na indústria, associado à ausência de normalização para a implementação de DT.

Neste artigo apresenta-se um conjunto de conceitos fundamentais sobre DT, incluindo os principais tipos de modelos e os formatos-padrão relevantes, além de se discutir as aplicações de DT na indústria de AEC. Propõe-se ainda uma estrutura conceptual para o desenvolvimento de DT para ativos de construção, utilizando as normas de gestão da informação BIM existentes (i.e., ISO 19650) para promover um melhor ambiente construído, mais digital e interoperável.

Digital Twins

Definição

Os Digital Twins são uma tendência tecnológica crescente na indústria da AEC há pelo menos uma década. O termo DT tem sido cada vez mais utilizado pela academia e pela indústria no âmbito da transformação tecnológica a que se assiste no setor, conhecida como Construção 4.0. A estrutura e os componentes dos "gémeos digitais" ou "réplicas digitais" de edifícios, juntamente com o seu papel na análise de objetos físicos em tempo real utilizando sensores, foi já apresentada em vários estudos. (...)

Por Mohamed Nour El-Din, CONSTRUCT-FEUP, João Poças Martins, CONSTRUCT-FEUP e BUILT CoLAB, Pedro Pereira, CONSTRUCT-FEUP, e Nuno Ramos, CONSTRUCT-FEUP

Artigo compleoa na Construção Magazine nº117 set/out 2023, dedicada ao tema 'Digital Twin e o Ambiente Construído'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.