Densidade inteligente com impacto regional

O mercado residencial vive um paradoxo desde há muitos anos a esta parte, sempre em desfavor dos mesmos: a classe média e as populações mais desfavorecidas. Dito de outra forma, os portugueses…

De facto, pode dizer-se que o mercado habitacional está em crise desde 2001.

Para quem tem memória desse período, no final da década de 90, a chamada década de ouro do mercado imobiliário nacional, Portugal entrou num período de forte contração, resultante dos desequilíbrios nas contas públicas e das medidas de combate aos défices excessivos que foram na altura impostas por Bruxelas. A crise das contas públicas vivida então resultou na contração na maioria dos principais indicadores do mercado. Assim, entre 2002 e 2007, o número anual de fogos concluídos desceu de 125 mil para 67 mil (dados INE), o número anual de transações de prédios urbanos passou de 245 mil para 202 mil (dados INE). Antecipando essas tendências, em 2002 a taxa de valorização estava já em apenas 0,2%, depois de ter estado em 8,8% no ano 2000 (dados Ci). Importa reter, para quem não tiver essa informação, que entre 2002 e 2007, tipicamente a valorização real do mercado foi negativa, com o crescimento de preços a não compensar o efeito da inflação…

Foram anos de anemia, com forte instabilidade e incerteza.

A agravar esse ciclo, a atividade de investimento e de compra eram fortemente alavancadas em endividamento bancário. Tal dependência resultava da estagnação económica, traduzida no baixo crescimento de salários e, consequentemente, baixo nível de poupança. (...)

Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário

Artigo completo na Construção Magazine nº109 mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Políticas locais de habitação'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.