Custos de construção de habitação nova continuam a aumentar

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,6 por cento em agosto, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 16,6 por cento e 6,9 por cento, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados divulgados pelo INE, “em agosto de 2022, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,6 por cento em termos homólogos, menos 0,7 pontos percentuais que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, o INE refere que os preços dos materiais aumentaram 16,6 por cento, desacelerando 0,9 pontos percentuais face ao mês anterior, e o custo da mão de obra aumentou 6,9 por cento, contra 7,3 por cento em julho.

O custo dos materiais contribuiu com 9,7 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o que compara com 10,2 pontos percentuais em julho, enquanto a componente mão de obra diminuiu a sua contribuição para 2,9 pontos percentuais (3,1 pontos percentuais no mês anterior).

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 70 por cento. O gasóleo, o cimento, os aglomerados e ladrilhos de cortiça, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20 por cento.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de -0,5 por cento em agosto, com o custo dos materiais e o custo da mão de obra a diminuírem 0,2 por cento e 0,9 por cento, respetivamente.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com -0,1 pontos percentuais e -0,4 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (1,2 pontos percentuais e 0,5 pontos percentuais em julho, pela mesma ordem).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.