Custos de construção de casas novas aumentam 13,5% em maio

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,5 por cento em maio, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 18,7 por cento e 6,1 por cento.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em maio “estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 13,5 por cento em termos homólogos, menos 0,7 pontos percentuais que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, a autoridade estatística estima que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra tenham apresentado subidas homólogas de 18,7 por cento e de 6,1 por cento, respetivamente.

No caso dos materiais de construção, verificou-se uma desaceleração de 1,8 pontos percentuais no aumento dos preços, relativamente a abril, enquanto o custo da mão-de-obra acelerou 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos acima dos 70 por cento.

Já os aços, o gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30 por cento, destacou o INE.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi de 0,6 por cento, em maio, tendo o custo dos materiais e o custo da mão-de-obra aumentado 0,4 por cento e 0,9 por cento, respetivamente.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.