Produção na Construção diminuiu em maio

O Índice de Produção na Construção, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), passou de uma queda de 5,6 por cento em abril, para uma contração de 8,8 por cento em maio.

Segundo o INE, “o índice de produção na construção [média móvel de três meses ajustada de efeitos de calendário e sazonalidade] contraiu-se 8,8% em maio, taxa inferior em 3,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em abril”.

O segmento da Construção de Edifícios, que tinha registado uma queda de 5,2 por cento em abril, denotou uma quebra de 8,8 por cento no mês de maio, enquanto o de Engenharia Civil apresentou uma contração de 8,9 por cento, depois de ter caído 6,2 por cento no mês anterior.

Os índices de emprego e de remunerações registaram ambos variações homólogas negativas de 2,4 por cento e 6,4 por cento, respetivamente, tendo registado no mês anterior variações de -2,6 por cento e -8,8 por cento.

Face a março, estes índices aumentaram 0,6 por cento e 4,6 por cento, respetivamente, tendo registado subidas de 0,5 por cento e 1,9 por cento em maio do ano passado.

Custos de construção aumentaram em maio

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação homóloga de 0,9 por cento em maio, menos 0,6 pontos percentuais do que no mês anterior.

O ICCHN, também divulgado pelo INE, revela que o preço dos materiais e da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações homólogas de 0,6 e de 1,4 por cento.

O preço do materiais tinha aumentado 0,8 por cento no mês anterior e o custo da mão de obra tinha registado uma variação de -0,4 por cento em abril.

Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de 0,9 por cento em maio, o custo dos materiais registou uma variação de 0,1 por cento, enquanto que o custo da mão de obra aumentou 2,1 por cento.

O INE referiu ainda que, “a componente de mão de obra contribuiu com 0,8 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo a contribuição dos materiais de 0,1 p.p.”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.