Consumo de cimento sobe 6% até outubro

O consumo de cimento no mercado nacional aumentou 5,9 por cento até final de outubro, em termos homólogos, enquanto as licenças para fogos novos subiram 12,5 por cento, divulgou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da AICCOPN, nos primeiros dez meses do ano registou-se um crescimento de 5,9 por cento do consumo de cimento no mercado nacional, em termos homólogos, para 3,19 milhões de toneladas.

Até ao final de outubro, foram licenciadas pelas câmaras municipais 15.280 obras em edifícios residenciais, o que corresponde a um aumento de 8,8 por cento face às 14.046 obras licenciadas no período homólogo.

Já o número de fogos licenciados em construções novas registou um crescimento homólogo de 12,5 por cento neste período, para 23.348 alojamentos.

Relativamente ao novo crédito para aquisição de habitação concedido pelas instituições financeiras, a AICCOPN lembrou um aumento acumulado de 36,9 por cento até outubro, face ao mesmo período de 2020, para 12.420 milhões de euros.

Em outubro, o valor mediano da habitação para efeitos concessão de crédito bancário registou uma valorização de 10,6 por cento em termos homólogos, em resultado de acréscimos de 11,8 por cento nos apartamentos e de 6,7 por cento nas moradias.

Analisando a evolução na região Norte, verifica-se que o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em outubro de 2021 foi de 12.432, o que traduz um aumento de 13,2 por cento face aos 10.979 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 15 por cento eram de tipologia T0 ou T1, 24 por cento de tipologia T2, 51 por cento de tipologia T3 e 9,0 por cento de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região, registou em outubro uma variação homóloga de 9,2 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.