Consumo de cimento em Portugal aumenta 4,3% até maio

O consumo de cimento em Portugal registou um crescimento homólogo de 4,3 por cento até maio deste ano, para 1 658 milhares toneladas, revelou a Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN).

O crescimento homólogo de 4,3 por cento no consumo de cimento até maio corresponde a um aumento de 0,5 pontos percentuais em relação ao acumulado em abril deste ano, salientou a associação do setor.

Quanto à evolução do licenciamento emitido pelas câmaras municipais para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, nos primeiros cinco meses do ano verifica-se um aumento de 0,6 por cento em termos homólogos.

O número de fogos licenciados em construções novas, por sua vez, apresenta, no período em análise, um crescimento de cinco por cento, para um total de 13 293 fogos, adiantou a AICCOPN.

Em relação ao novo crédito à habitação concedido pelos bancos, há a registar um crescimento homólogo de 19 por cento até maio, para 6 998 milhões de euros, sendo que o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito apresentou, em maio, uma subida de 13,9 por cento, que resultou de aumentos de 15,3 por cento no caso dos apartamentos e de 9,1 por cento no que toca às moradias.

A analise por regiões permitiu concluir que no Alentejo, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em maio deste ano foi de 1 174, o que representa um acréscimo de 16,6 por cento face aos 1 007 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

Destes, cinco por cento são de tipologia T0 ou T1, 17 por cento são de tipologia T2, 54 por cento de tipologia T3 e 23 por cento de tipologia T4 ou superior.

Em maio, e em relação ao valor da avaliação bancária à habitação, nesta região verificou-se um aumento homólogo de 9,3 por cento, concluiu a associação do setor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.