Consumo de cimento no mercado português aumenta 4,3% no 1.º semestre

O consumo de cimento no mercado português aumentou 4,3 por cento no primeiro semestre, para 1 994 milhares de toneladas, face a igual período do ano passado, revelou a Associação dos Industriais de Construção e Obras Públicas (AICCOPN).

O crescimento homólogo registado no consumo de cimento na primeira metade deste ano é semelhante ao verificado até maio (4,3 por cento), refere a associação empresarial do setor em comunicado.

Até junho deste ano, o número de obras licenciadas pelas câmaras municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais situou-se nos 9 809, o que corresponde a uma queda de 0,7 por cento, face a idêntico período do ano passado.

No entanto, no que respeita ao número de fogos licenciados em construções novas verificou-se até junho um aumento homólogo de 4,4 por cento, para 15 963 fogos.

A AICCOPN dá ainda nota da evolução do crédito concedido por parte das instituições financeiras, lembrando que o montante do novo crédito atribuído à habitação ascendeu a 8 397 milhões de euros até junho, o que corresponde a mais 16,9 por cento em termos homólogos.

Além disso, o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito terminou o primeiro semestre deste ano nos 1 407 euros, isto é, com uma subida 15,8 por cento, resultante de taxas de crescimento de 16,7 por cento nos apartamentos e de 12,1 por cento no caso das moradias.

Sobre a região Norte do país, a associação empresarial do setor indicou que o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em junho deste ano foi de 13 509, representando um acréscimo de 9,6 por cento face aos 12 321 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 16,6 por cento são de tipologia T0 ou T1, 22,7 por cento são de tipologia T2, 50,8 por cento de tipologia T3 e 9,9 por cento de tipologia T4 ou superior.

Em relação ao valor de avaliação bancária da habitação verificou-se, nesta região do país, um aumento homóloga de 15,1 por cento até junho, assinalou a associação empresarial do setor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.