Consumo de cimento aumentou 1,2% até setembro

Fotografia: Haneen Krimly_Unsplash

O consumo de cimento no mercado português aumentou 1,2% até setembro deste ano, para 2 956 milhares de toneladas, face a idêntico período do ano anterior, disse a AICCOPN – Associação dos industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

Os principais indicadores relativos à atividade do setor da construção, apesar da atual conjuntura, tanto a nível nacional como a internacional, “ter vindo a tornar-se mais adversa e do nível das taxas de juro, a evolução registada tem-se mantido globalmente positiva”, referiu a associação setorial.

No que diz respeito ao licenciamento municipal, até ao final do mês de agosto, foram observadas uma queda homóloga de 1,0 por cento nos licenciamentos de edifícios residenciais e um aumento de 6,7 por cento nos edifícios não residenciais.

Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas, assistiu-se a um crescimento, em termos homólogos, de 3,4 por cento, para um total de 21 225 alojamentos.

Nos primeiros nove meses do ano, a concessão de novo crédito à habitação pelas instituições financeiras totalizou 14 263 milhões de euros, um acréscimo de 16,2 por cento, face a igual período do ano anterior.

Já no que respeita ao stock de crédito às empresas de construção registou-se, em setembro, uma diminuição de 6,5 por cento, em termos homólogos, acrescentou a AICCOPN.

No segmento de engenharia civil, até ao final do mês de setembro, verificou-se um “crescimento expressivo no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas”, um acréscimo de 81,2 por cento em termos homólogos.

No mesmo período, o montante dos contratos de empreitadas, celebrados e registados no Portal Base, aumentou 33,6 por cento em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.