Construção em terra: sustentabilidade, conforto e saúde. Que enquadramento legal?

O domínio das ferramentas disponíveis e os processos de transformação dos materiais encontrados no local foram os principais responsáveis para o desenvolvimento das mais variadas culturas construtivas e arquitetónicas. A terra surge aplicada segundo diferentes técnicas e métodos construtivos que traduzem a identidade dos lugares e das culturas em que se desenvolveram.

Em Portugal é possível encontrar a terra aplicada segundo três principais técnicas construtivas – a Taipa, o Adobe e o Tabique (Correia, 2007). Estas construções chegaram até aos nossos dias, testemunho de culturas ancestrais e da sua durabilidade e qualidade. Diretamente ligadas às características geológicas, topográficas, e climatéricas do local, refletem o equilíbrio entre o uso de materiais locais, soluções técnicas e os requisitos funcionais do edifício.

No edificado, foi e é utilizada como material de construção de paredes e pavimentos, tendo também um papel fundamental como revestimento, quer interior, quer exterior. Contudo, são muito comuns os exemplos de abandono e de degradação, sobretudo devido à falta de manutenção e resultado de intervenções incorretas, ignorando as premissas do bem-fazer e onde prevalece a cultura do betão armado.

A Arquitetura em Terra apresenta três pontos de reflexão:

  • A conservação do Património construído existente;
  • A preservação das técnicas tradicionais;
  • A aplicação à nova construção em terra.

No entanto, para que todo o trabalho em terra possa responder integralmente a novas exigências regulamentares, terá de existir enquadramento legal ajustado às técnicas da terra. (...)

Ana Antunes, Associação Centro da Terra / A3 Ateliê Academia de Arquitectura; Ana VelosaAssociação Centro da Terra / Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro, RISCO, Geobiotec; e Rui MorbeyAssociação Centro da Terra / Consultor em sustentabilidade

Artigo completo na Construção Magazine nº105 set/out 2021, dedicada ao tema 'Construção em terra'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.