Abordagens à conservação do património moderno

A Construção Magazine nº 83 é dedicada ao património do século XX, que poderá estar em risco por ser uma herança recente, e como tal ainda não suficientemente reconhecida pelas pessoas como algo que urge preservar.

Os contributos vêm de um conjunto de autores nacionais e internacionais.

Susan MacDonald, diretora da secção de Edifícios e Sítios do Instituto de Conservação Getty, apresenta-nos os obstáculos que se colocam à conservação do património do século XX, como a ausência de reconhecimento e proteção e também de uma abordagem metodológica, além dos desafios técnicos.

Carolina Di Biase, do departamento de Arquitetura e Estudos Urbanísticos do Politécnico de Milão, faz-nos um apanhado dos edifícios mais relevantes da era Moderna, como a Villa Savoye, de Le Corbusier.

No campo nacional, Ana Tostões convida-nos a equacionar a valorização, a reutilização e adaptação a novos programas deste património ameaçado pela degradação, referindo a experiência do Docomomo Internacional, entidade a que preside, nesta matéria.

A vertente técnica

Numa vertente mais específica, Vasco Peixoto de Freitas, da FEUP, traz-nos soluções de intervenção em bairros sociais que têm em conta o benefício técnico-económico.

Esmeralda Paupério et al., também docente da FEUP, descreve-nos o trabalho de conservação que foi feito nas fachadas do Teatro Nacional de São João, construído em 1908 após um incêndio que destruiu o teatro até então aí existente.

Por último, Judite Miranda et al., do Instituto Superior Técnico, apresenta-nos um método para definição cromática de argamassas de restauro para estruturas de betão aparente.

Conversas com Álvaro Siza

Teresa Ferreira, docente da FAUP e co-editora da presente edição, conversa com Álvaro Siza sobre projetos internacionais e também sobre trabalhos seus, como a Casa de Chá da Boa Nova.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.