Concursos de obras públicas sobem 16% até setembro

O montante dos concursos de obras públicas lançados até setembro aumentou 16 por cento face ao período homólogo, atingindo 3.750 milhões de euros, e mantendo-se em máximos históricos.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “apesar de algum abrandamento registado nos últimos meses, o total de procedimentos que foram objeto de abertura de concurso e subsequente publicação em Diário da República mantém-se em máximos históricos desde o início desta série, que remonta a 2010”.

Já o total de contratos celebrados de empreitadas de obras públicas, cresceram três por cento até setembro, perfazendo um montante de 2.070 milhões de euros.

Destes, 1.478 milhões de euros dizem respeito a contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos e objeto de reporte no Portal Base, que “têm vindo a registar uma recuperação ao longo dos últimos meses”, mas encontram-se ainda quatro por cento abaixo do apurado em igual período de 2019.

Segundo a AICCOPN, os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias registam “um comportamento similar”, com um total de 347 milhões de euros, menos quatro por cento em termos homólogos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.