Concursos de obras públicas caem 23% até novembro

O montante dos concursos de obras públicas promovidos até final de novembro recuou 23 por cento em termos homólogos, para 3.488 milhões de euros, mantendo o registo homólogo negativo há nove meses consecutivos, informou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, “nos primeiros onze meses deste ano, os procedimentos que foram objeto de abertura de concurso público e respetiva publicação no Diário da República atingiram 3.488 milhões de euros, menos 23 por cento em termos homólogos face a 2020”.

“Em novembro, e pelo nono mês consecutivo, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registam quebras, em termos homólogos acumulados, face a 2020”, sublinhou a associação.

No que se refere aos contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base nos primeiros 11 meses de 2021, no âmbito de concursos públicos, aumentaram 0,3 por cento em termos homólogos, somando 2.476 milhões de euros.

Por sua vez, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 550 milhões de euros até final de novembro, mais 5,0 por cento do que o montante apurado em igual período do ano passado.

Globalmente, o total de contratos de empreitadas celebrados nos primeiros 11 meses de 2021 e registados no Portal Base ascendeu a 3.321 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,3 por cento relativamente ao período homólogo do ano passado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.