Concursos de obras públicas caem 19% até junho

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro semestre recuou 19 por cento em termos homólogos, para 1 775 milhões de euros, refletindo a falta de Orçamento do Estado no início do ano, informou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da associação setorial, “no primeiro semestre de 2022, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 1 775 milhões de euros, ou seja, menos 19 por cento que o apurado no semestre homólogo de 2021, refletindo, em grande medida, o impacto da ausência do Orçamento de Estado para 2022, o qual só entrou em vigor no passado dia 28 de junho”.

De igual modo, nos primeiros seis meses deste ano foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de apenas 1 045 milhões de euros, valor que é 51 por cento inferior ao apurado para o período homólogo de 2021.

Por modalidades, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, no semestre, 799 milhões de euros, menos 51 por cento em termos homólogos, enquanto os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 194 milhões de euros, menos 40 por cento face ao primeiro semestre de 2021.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.