Concursos de obras públicas caem 16 por cento até setembro

O montante dos concursos de obras públicas promovidos até final de setembro recuou 16 por cento em termos homólogos, para 3.142 milhões de euros, mantendo o registo homólogo negativo há sete meses consecutivos, informou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, “ao longo dos primeiros três trimestres do ano, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos somaram um total de 3.142 milhões de euros, valor a que corresponde uma queda de 16 por cento quando comparado com igual período de 2020”.

“Há sete meses consecutivos que o montante total de concursos de obras públicas que é objeto de anúncio de abertura de procedimento regista variações homólogas acumuladas negativas, face ao ano passado”, salientou a associação.

No que se refere aos contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base nos primeiros nove meses de 2021, no âmbito de concursos públicos, aumentaram 26 por cento em termos homólogos, somando 2.107 milhões de euros.

Por sua vez, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 459 milhões de euros até final de setembro, mais 19 por cento que o montante apurado em igual período do ano passado.

Globalmente, o total de contratos de empreitadas celebrados nos primeiros três trimestres de 2021 e registados no Portal Base ascendeu a 2.817 milhões de euros, o que representa um aumento de 22 por cento relativamente ao período homólogo do ano passado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.