Dupla AND-RÉ premiada pelo Centro de Artes de Águeda

A dupla de arquitetos AND-RÉ venceu o Prémio Concreta Under 40 pela obra CAA – Centro de Artes de Águeda.

O júri do prémio, que distingue “o trabalho criativo e o pensamento disruptivo”, encontrou neste projeto a resposta ao desafio de criar uma solução totalmente adaptada ao contexto, não só físico, mas também cultural, económico e político. “O edifício, com 4.500m2, distingue-se pela complexidade da construção e prima pela funcionalidade, com três espaços dinâmicos – o auditório com 600 lugares, a sala de exposição e o café concerto”, lê-se em comunicado.

De facto, são os próprios arquitetos – a dupla Bruno André e Francisco Salgado Ré, que descrevem o projeto como um sistema concebido para maximizar a funcionalidade.

O exterior do edifício caracteriza-se por um grande volume de betão, inserido na paisagem, que serviu também o objetivo de criar uma nova praça e qualificar, desta forma, a cidade. O projeto procura aliar o pragmatismo da execução à poética do espaço.

O estúdio criativo AND-RÉ foi fundado em 2008, procurando, nos seus trabalhos, a combinação entre arquitetura e design.

No contexto deste prémio, foram ainda atribuídas três menções honrosas: ao gabinete Rosmaninho+Azevedo – Arquitectos, cuja obra “Centro Interpretativo do Vale do Tua” se distinguiu pela sensibilidade no desenho e pela reinterpretação dos processos construtivos, ao arquiteto Fábio Ferreira Neves, que com obra “Pátio do Meco” demonstrou um exercício de grande abstração e um equilíbrio ao nível das dimensões e proporções e ainda ao arquiteto António José Beça do Fundo Ferreira pelo seu trabalho de investigação, rigoroso e de preservação feito no projeto “Bloco de Costa Cabral – Apartamento 6º Dto.”

Nesta que é a segunda edição do Prémio, foram a concurso 25 obras. O júri foi constituído pelos arquitetos João Mendes Ribeiro, Teresa Novais, Diogo Aguiar, Luís Pedro da Silva e pela engenheira Sandra Pereira.

(notícia retificada a 25-11 às 10h14)

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.