Carmo Academy aposta na formação e retenção de talentos

Fotografia: Carmo Wood

A empresa portuguesa no setor da madeira tratada Carmo Wood anunciou o lançamento da Carmo Academy, “um projeto inovador de formação e retenção de talentos que procura definir um novo padrão de excelência no setor da Construção em Madeira nacional”.

Para cumprir o seu propósito, a Carmo Academy reúne um vasto leque de profissionais internos e externos, nacionais e internacionais, potenciando a partilha de know-how, capacitando os seus colaboradores e desenvolvendo competências de forma eficaz e duradoura, lê-se em comunicado enviado à redação.

Até ao final do ano, a Carmo Academy planeia ter completado um total de 80 formações, beneficiando, diretamente, mais de 300 colaboradores Carmo Wood.

“A madeira poderá vir a tornar-se no ‘cimento’ do futuro no mercado nacional. Deixou de ser apenas tendência para afirmar-se como alternativa sólida aos métodos tradicionais”, referiu o presidente da Carmo Wood, Jorge Carmo, citado no comunicado.

“Queremos estar um passo à frente do mercado e afirmar a nossa liderança no setor com experiência e know-how que nos preparem para sermos, sempre, o parceiro ideal para projetos que envolvam madeira. Para isso é fundamental a continua formação das nossas equipas, razão pela qual lançámos um projeto sustentado de formação, a Carmo Academy”, acrescentou.

A Carmo Academy é um projeto Carmo Wood que visa agregar todas as atividades de formação que ocorrem na empresa, tanto internas quanto externas, num ecossistema unificado. Através desta abordagem abrangente, a empresa procura não apenas impulsionar o crescimento do negócio, mas também fortalecer e unificar as equipas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

“Um dos elementos diferenciadores cruciais da Carmo Academy reside na sua ênfase em formações em grupo, onde toda a equipa participa ativamente, trabalhando em simultâneo o desenvolvimento e aprendizagem de competências técnicas, mas também, competências interpessoais e o desenvolvimento dos laços da equipa. Os líderes de equipas têm por missão serem formadores internos garantindo, desta forma, a transferência sustentável de conhecimento e desenvolvimento transversal de todas as equipas”, acrescentou a responsável por RH e Desenvolvimento, Rita Barroso.

No que respeita à formação em Engenharia para Construção em Madeira, “a Carmo Academy conta com parcerias com as melhores universidades internacionais especialistas no tema por forma a superar as necessidades internas e capitalizar o seu expertise”.

Além disso, a Carmo Academy oferece programas de formação individual personalizados, adaptados para atender às necessidades específicas de desenvolvimento de cada colaborador.

Este programa abrange uma ampla gama de áreas de formação, incluindo Liderança, Comercial, Operações, Construção, Financeiro e Administrativo, Segurança, Saúde e Bem-estar, Madeiras, Produtos e Processos Produtivos, TI e Integração.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.