Candidaturas abertas para 2ª edição do prémio FORMA 2023

Fotografia: Prémios FORMA

Encontram-se abertas as inscrições para a segunda edição dos Prémios nacionais de arquitetura FORMA 2023, decorrendo até dia 15 de março.

A plataforma de arquitetura IF – Ideas Foward criou os Prémios FORMA com periodicidade anual e têm como objetivo incentivar e promover os(as) arquitetos(as) e a qualidade na arquitetura através da inovação na construção e a valorização da paisagem.

Este prémio destina-se a premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de arquitetos(as) inscritos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem.

Os Prémios FORMA serão atribuídos em seis categorias diferentes: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva, Equipamento Coletivo, Espaço Público, Reabilitação Arquitetónica e Jovens Emergentes.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá, este ano, no dia 18 de maio, na Fundação de Serralves, no Porto, e cada um dos vencedores receberá o valor monetário de 500 euros.

Podem participar nos Prémios FORMA obras e conjuntos arquitetónicos que, em simultâneo:

  • Tenham sido concluídos entre 16 de agosto de 2022 e 31 de dezembro de 2023 em todo o território de Portugal;
  • Sejam da autoria de arquitetos que estejam inscritos como membros efetivos da Ordem dos Arquitectos ou organismos equivalentes no país de origem. No caso da categoria C4 – Espaço Público, podem também participar, em autoria ou coautoria, arquitetos paisagistas inscritos na APAP ou organismos equivalentes no país de origem;
  • O(s) seus(s) autor(es) tenham idade inferior a 40 (quarenta) anos, inclusive, até ao dia de 31 de dezembro de 2023, apenas para a Categoria Jovens emergentes;
  • Podem ser candidatos o(s) autor(es) ou o dono de obra, desde que não apresentem a mesma obra em simultâneo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.