Câmara do Funchal aprova construção de 60 fogos a custos controlados

A Câmara do Funchal aprovou, na reunião semanal, o licenciamento de um projeto privado para a construção de dois blocos de 60 habitações a custos controlados, na Rua Cónego Dr. Agostinho Gomes, na freguesia de Santo António.

O presidente da autarquia, Pedro Calado, explicou que em causa está a construção, por parte de uma empresa privada, de um total de 60 habitações a custos controlados, em dois prédios, um com seis pisos e outro com sete, na freguesia de Santo António.

“Vamos articular com o Instituto de Habitação da Madeira para que rapidamente se faça o licenciamento desta construção e a ver se até ao final deste ano, no segundo semestre deste ano, estes 60 fogos já estão no terreno para se iniciar a sua construção”, adiantou o autarca, sublinhando que o concelho do Funchal enfrenta “falta de habitação a custos controlados”.

Pedro Calado manifestou-se surpreendido com os votos contra dos vereadores da coligação ‘Confiança’, tendo em conta que “a falta de habitação a custos controlados no concelho do Funchal é neste momento uma lacuna grave”.

“Há uma grande carência de habitação social, e este tipo de construção dá a possibilidade a jovens casais de fixar residência no concelho do Funchal a preços mais acessíveis”, vincou, adiantando que o objetivo da autarquia é aproveitar as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as vantagens contratuais que existem para os promotores imobiliários e agilizar os procedimentos para rapidamente autorizar a construção de habitações.

“Até 2026 é nosso objetivo esgotar as verbas do PRR afetas para a habitação social. No concelho do Funchal, nós temos mais de 4.900 pessoas em lista de espera na Sociohabitafunchal para habitação”, informou Pedro Calado, sublinhando que “entre a Investimentos Habitacionais da Madeira e Sociohabita-Empresa Municipal prevê-se a construção de mais de 800 fogos de habitação”.

O presidente da autarquia garantiu que “o PDM está a ser cumprido” e que “índice de construção nem é esgotado neste projeto”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.